quinta-feira, 16 de setembro de 2010

É beleza que traz felicidade ou felicidade que leva à beleza?


Vivemos na sociedade dos sarados, da estética. Quanto mais bunda, peitos e pernas melhor. O que comanda hoje é a quantidade de massa muscular que você consegue a duras penas armazenar no seu corpitcho. É o cultivo exacerbado do corpo em detrimento do exercício da mente. Afinal, pra quê exercitar o cérebro se a indústria estética e cultural impõe padrões de beleza que devemos seguir a risca para sermos felizes?

Além da quantidade de músculos, devemos ter também dentes claros, quase transparentes, e alinhados, cabelos lisos e sem pontas duplas, pele macia, as maçãs do rosto sobressalentes, os lábios carnudos, o nariz arrebitado, os cílios grandes e curvos, os pés delicados e a sombrancelha bem desenhada. Se você não tiver todos esses atributos juntos, esqueça que não será aceito. 

É a mídia nos incitando a correr atrás de um cirurgião plástico, de uma dermatologista, de um ortodentista, de um cabeleireiro e de uma esteticista. Eu nem digo que a indústria midiática faz isso de uma forma sutil, sofisticada. É escancarado mesmo. Abusivo. E se você não é centrado, não tem a cabeça no lugar é bem capaz que fique louco com tantas exigências e imposições.

 O lance é: todo desejo, toda busca pela estética é saudável desde que não se torne escravo e se perca a felicidade no meio do trajeto.

2 comentários:

Romulo (cunhadinho) disse...

Lú, sem dúvida é a felicidade que leva à beleza!!! Por exemplo, a Preta Gil, vive dizendo que se acha uma delícia, que é feliz assim, e ponto final. Agora pergunte a uma modelo se ela se acha bonita? Ela vai dizer que não é tão bonita assim, que está gordinha, que tem olheiras, e por aí vai, ou seja, nunca estão satisfeitas e felizes. O importante é ser feliz com o corpo que tem, seja ele uma merda ou não. Se estamos felizes, cuidamos melhor de nós, seja indo a uma academia para ficarmos sarados ou a uma padaria para nos deliciarmos com um delicioso pãozinho do céu!!
E fim de papo...

elisa disse...

eu fico feliz qnd num tem ninguém me enchendo o saco, e isso inclui eu mesma! e qnd eu fico feliz me acho lindona, e qnd me acho lindona aparecem uns paquerinhas chuchus e qnd eles aparecem eu fico feliz e me acho lindona. aí vou no salão só qnd dá na telha e num fico noiada com estética e beleza. ainda bem q num tou permitindo q ninguém me torre o saco há algum tempo!